EBOOKS gratuitos sobre licitação

Voltar uma página de Ebooks sobre Licitações Clique Aqui
Ir para a próxima página de Ebooks sobre Licitações
Clique Aqui

eBook gratuito dispensa de licitação passo a passo

eBook gratuito Estrutura do processo de licitação

A regra é sempre a Administração licitar quando precisar comprar bens, contratar serviços ou edificar obras (artigos 37, inc. XXI; 175, caput, da Lei Maior e art. 2º da Lei nº 8.666/93). Os casos de contratação direta são exceções, as quais a contratação é feita sem competitividade, respeitado claro um processo.
Isso quer dizer que a Lei traz casos em que a Licitação não será necessária para compras, serviços ou obras? Isso mesmo!  Então a Administração pode contratar diretamente os fornecedores sempre que quiser? Não! Apenas nos casos que a própria Lei determina que não será necessário efetuar a licitação.  E nesses casos a contratação será informal, sem necessidade de burocracias? Também não! Existe todo um processo e fases a serem respeitados, é o que veremos no Ebook de hoje.



O LIVRO ELETRÔNICO APRESENTA A ESTRUTURA DO PROCESSO LICITATÓRIO EM 8 PASSOS.
O primeiro passo é o requerimento do objeto, que geralmente segue para o protocolo, formaliza-se o processo administrativo e então sobe para a autoridade competente autorizar e materializar a licitação. A requisição, primeiramente, é um resumo do que será comprado ou contratado. Depois, deverá ser elaborado todo o detalhamento técnico no projeto básico ou termo de referência.

Saiba mais
Saiba mais

eBook gratuito Planejamento da licitação passo a passo FASE INTERNA E FASE EXTERNA (UTILIZANDO FLUXOGRAMAS)

eBook gratuito Como identificar licitações direcionadas (ilegais e nulas)

O licitação divide-se em duas fases: a fase interna e fase externa.
A fase interna (ou preparatória) da licitação é a fase na qual será desenvolvido o planejamento da contratação. Nesta etapa são efetuados os procedimentos prévios à contratação, delimita-se as condições do instrumento convocatório antes de trazê-las ao conhecimento da sociedade.
Antes da publicação do edital, ainda estamos na fase interna; uma vez publicado o aviso do edital, inicia-se a etapa externa da licitação.
Insta ressaltar que, publicado o aviso de edital, qualquer alteração que implique modificação substancial na formulação da proposta ou documentação, o prazo de publicidade deve ser reaberto integralmente, com nova publicação pelos mesmos meios que se deu a publicação original, conforme art. 21, §4º, da Lei 8.666/93

Infelizmente não é algo raro deparar-nos com um instrumento convocatório direcionando de forma ilegal aquela futura licitação para uma determinada marca ou empresa.
É o que costumo denominar de “licitação camuflada”.
Neste e-book vamos fornecer algumas, para que o fornecedor entenda o que é essa ilegalidade/irregularidade e saiba como proceder nestes casos.

Saiba mais
Saiba mais

eBook grátis Licitação check list

eBook grátis 15 passos para elaborar um edital de licitação guia prático

Este livro eletrônico contém um check list de coisas que não pode esquecer em uma licitação, são 10 passos sobre procedimentos que não podem faltar quando o assunto é licitação. Como uma guia prático da licitação passo a passo. 
O livro eletrônico mostra como estruturar um edital de licitação em 15 passos, o eBook guia prático do edital de licitação ensina em 15 passos elaborar um edital de licitação. Criado pela Dra. Flavia Vianna para ser utilizado como um guia prático para elaborar um edital de licitação.
Saiba mais
Saiba mais

eBook gratuito regime diferenciado de contratação RDC passo a passo

eBook gratuito descrição do objeto no edital de licitação guia prático passo a passo

Este livro eletrônico apresenta o passo a passo do Regime diferenciado de contratação RDC com todos pontos principais e dicas sobre sua sistemática.
Servidores de toda Administração Pública, saibam que o sucesso de uma licitação começa na perfeita elaboração de seu instrumento convocatório. E mais: o segredo do sucesso do produto ou serviço que será contratado está na DESCRIÇÃO CORRETA E ADEQUADA do que você pretende receber!
Saiba mais
Saiba mais

eBook gratuito O guia do sistema de registro de preços

eBook gratuito Estrutura do edital de licitação

Quando você ouve falar em Sistema de Registro de Preços, ou SRP, ou simplesmente Registro de Preços, pensa “mas o que é isso” ? É uma modalidade de licitação? É um tipo de licitação?

Não. Como o próprio nome determina, trata-se de um “Sistema” ou uma sistemática que é adotada em conjunto com uma licitação na modalidade Pregão ou Concorrência.

O LIVRO ELETRÔNICO APRESENTA A ESTRUTURA DE CLÁUSULAS DO EDITAL
Na redação dos editais evitar palavras que envolvam juízo de valor, como por exemplo: entrega imediata, bom, mau, justo, injusto. Esses conceitos indefinidos criam dúvidas e margens para discussões.

Saiba mais
Saiba mais
Voltar uma página de Ebooks sobre Licitações Clique Aqui
Ir para a próxima página de Ebooks sobre Licitações
Clique Aqui