Finalizando a etapa de lances no pregão eletrônico


POR FLAVIA VIANNA



Existem diversos servidores para operação do pregão eletrônico no Brasil. Os mais conhecidos e utilizados são os Sistemas Compras Governamentais e Licitações-e do Banco do Brasil.

Muitas dúvidas surgem, por parte de licitantes e pregoeiros, quanto à finalização da etapa de lances em ambos os sistemas. O objetivo deste artigo é esclarecer tais dúvidas! 

1. FINALIZAÇÃO DA ETAPA DE LANCES NO SISTEMA COMPRAS GOVERNAMENTAIS

No pregão eletrônico realizado pelo sistema Compras Governamentais, em determinado momento na fase de lances, o pregoeiro irá “encerrar” a fase de lances, clicando  no botão “encerrar item” quando o sistema exigirá que o pregoeiro informe tempo de 1 a 60 minutos, a seu critério, denominado “tempo de iminência”.  

Então, o pregoeiro informará o tempo desejado (o tempo de iminência, que poderá ocorrer no intervalo de 1 a 60 minutos, conforme decisão do pregoeiro) para iminência.

O sistema enviará mensagem aos fornecedores, informando quais itens encontram-se em “Aviso de Iminência” e até qual momento ficarão neste estado. Durante o tempo de iminência os fornecedores podem continuar enviando seus lances normalmente. 

Decorrido o tempo de iminência, os itens entrarão, automaticamente, no chamado “encerramento aleatório”, que pode durar de 0 a 30 minutos. Este tempo não é mais decisão do pregoeiro mas sim, do próprio sistema, que aleatoriamente encerrará a fase de lances. Os licitantes poderão encaminhar seus lances até o momento do encerramento deste período aleatório. Uma vez encerrado, não será mais possível o envio de novos lances.  

2. FINALIZAÇÃO DA ETAPA DE LANCES NO SISTEMA BANCO DO BRASIL 

No sistema licitações-e, quando o pregoeiro decidir “encerrar” o tempo normal de disputa, iniciará o denominado “tempo randômico”, que pode variar no intervalo de 1 segundo a 30 minutos, findo o qual não será mais possível encaminhar lances.

Durante o decorrer do tempo randômico, os licitantes podem continuar ofertando lances. O tempo randômico no sistema Licitações-e equivale ao encerramento aleatório do Compras Governamentais. No Sistema Licitações-e do Banco do Brasil, não existe o tempo de iminência.

Aqui, uma vez encerrado o tempo de disputa pelo pregoeiro, o tempo randômico terá início automático.
   
Também é possível a finalização pela escolha do método de prorrogação automática.   
Existem outros sistemas e mesmo no sistema do Banco do Brasil em que utiliza-se o método de prorrogação automática.


Na prorrogação automática do Banco do Brasil o órgão pode definir o tempo de prorrogação (de 1 a 5 minutos) e, após acionado, a cada novo lance do fornecedor o sistema disponibiliza à disputa a quantidade de minutos cadastrada.