Principais erros para perder uma licitação 1 ERRO

Por Flavia Vianna
#SÉRIE 3 PRINCIPAIS ERROS QUE FAZEM EMPRESAS PERDEREM LICITAÇÕES. APRENDA A EVITÁ-LOS E VENÇA AS LICITAÇÕES !!!

Existem  erros muito comuns que as empresas licitantes praticam reiteradamente, responsáveis pelo fracasso em licitações. Vamos entender bem cada um deles para jamais cometê-los, garantindo seu sucesso nos certames.

A série #3 PRINCIPAIS ERROS será composta por 10 vídeos, que você poderá acompanhar pelo site e pelo nosso Canal no Youtube.

- PRIMEIRO ERRO: série #3 PRINCIPAIS ERROS

NÃO LER O EDITAL

Isso mesmo. A dica parece básica, mas acontece diariamente. O responsável pela área de licitações da empresa “bate o olho” nas partes que considera mais importantes, por falta de tempo não lê minuciosamente todas as cláusulas do edital.

O instrumento convocatório é composto de diversos anexos, dentre eles: Projeto Básico ou Termo de Referência, minuta contratual. O correto seria,sempre, o edital trazer as cláusulas da LICITAÇÃO, o Termo de Referência ou Projeto Básico as relativas ao OBJETO e a minuta do contrato, as referentes à execução e fiscalização do futuro contrato.

Contudo, quantas vezes presenciamos uma cláusula de um documento de habilitação constando lá das DISPOSIÇÕES FINAIS do edital ou mesmo em uma das cláusulas do Termo de Referencia ou Projeto Básico? O licitante não viu, não levou o documento, causando sua inabilitação e uma verdadeira bagunça no certame.




Principais erros para perder uma licitação 1 ERRO