Principais erros para perder uma licitação 2 ERRO

Por Flavia Vianna
#SÉRIE 3 PRINCIPAIS ERROS QUE FAZEM EMPRESAS PERDEREM LICITAÇÕES. APRENDA A EVITÁ-LOS E VENÇA AS LICITAÇÕES !!!

Existem  erros muito comuns que as empresas licitantes praticam reiteradamente, responsáveis pelo fracasso em licitações. Vamos entender bem cada um deles para jamais cometê-los, garantindo seu sucesso nos certames.

A série #3 PRINCIPAIS ERROS será composta por 10 vídeos, que você poderá acompanhar pelo site e pelo nosso Canal no Youtube.
 
- SEGUNDO ERRO

QUAL A PRINCIPAL CAUSA DA INABILITAÇÃO DE EMPRESAS EM LICITAÇÕES?
Falta de organização quanto a atualização e retirada de certidões fiscais e trabalhista.
A regularidade fiscal e trabalhista é sempre obrigatória e a Administração nunca deixa de exigir, nem mesmo em contratações diretas.
Contudo, as diversas certidões necessárias têm prazos de validade (algumas 30 dias, outras 60 ou 90 etc). Na correria do dia a dia, os licitantes possuem essa documentação em pastas  e não se atentam para o vencimento e prazos de validade.
A dica de hoje é simples de ser implantada. Anexe um quadro branco na sala do responsável por coletar essa documentação ou participar das licitações, indicando todas as certidões fiscais e trabalhista, com as respectivas datas de validade.
Todos os dias esse quadro precisa ser revisado (o que leva menos de 1 minuto), para que o responsável se programe, sabendo exatamente qual o dia de vencimento de cada uma e possa atualizar ou efetuar pedido de nova certidão junto ao órgão competente dentro do prazo hábil.
Isso é importante pois ao mesmo tempo que várias certidões são obtidas rapidamente pela internet, não é incomum existir alguma pendência e a empresa não conseguir emitir a certidão em tempo, precisando deslocar-se até o órgão emissor para saber qual a ocorrência (e, como presenciei várias vezes, sequer havia pendência e sim erro do órgão, o que é facilmente resolvido, porém pessoalmente). Outras certidões por sua vez não são emitidas pela internet, necessitando ir pessoalmente no órgão emissor (alguns municípios ainda não possuem emissão da certidão municipal pela Internet; alguns Estados dividem a certidão Estadual na dívida ativa e outra relativa ao ICMS, sendo uma obtida pela internet e a outra pessoalmente, muitas vezes com prazos demorados, devendo o pedido ser feito com muita antecedência).


VEJA O TERCEIRO ERRO PARA PERDER UMA LICITAÇÃO CLIQUE AQUI

Principais erros para perder uma licitação 2 ERRO